A pedagogia preocupasse com o conhecimento, na pedagogia
tradicional se destaca a memorização, treinamento intensivo e a repetição, os
professores não buscam novos métodos para levar para a sala de aula. A escola é vista como um orfanato, aonde se
tem uma disciplina rigorosa e vigilância marcada, a qual o professor passa para
os alunos o seu conhecimento de forma mecânica, fria e crua, onde esses alunos
não têm o direito de expor o que achar e de dar as suas opiniões.
O grupo citou que a principal metodologia é a aula
expositiva e a demonstração do professor à classe, tomada como auditório passivo.
Aos alunos basta apenas receber as informações
transmitidas pelo professor e repeti-las corretamente. Paulo Freire chamou essa
pedagogia de educação bancaria.
Na pedagogia renovada defende-se a idéia de aprender
fazendo, valorizando o pensamento, opiniões, as experiências, pesquisas, descobertas e as idéias
dos alunos. O principal objetivo dessa pedagogia é o desenvolvimento da
criatividade.
Na pedagogia renovada pode encontrar duas versões:
Tendência renovada progressista: segundo o grupo a pedagogia
progressista parte de uma análise critica das realidades sociais.
Tendência renovada não – diretiva: Ela se preocupa mais com
aos aspectos psicológicos do que com os
aspectos pedagógicos ou sociais.
Nestas formas de atuaçaõ, qual acha mais importante?
ResponderExcluir"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes". (Paulo Freire)