segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pedagogia tradicional e pedagogia Renovada


A pedagogia preocupasse com o conhecimento, na pedagogia tradicional se destaca a memorização, treinamento intensivo e a repetição, os professores não buscam novos métodos para levar para a sala de aula.  A escola é vista como um orfanato, aonde se tem uma disciplina rigorosa e vigilância marcada, a qual o professor passa para os alunos o seu conhecimento de forma mecânica, fria e crua, onde esses alunos não têm o direito de expor o que achar e de dar as suas opiniões. 
 
O grupo citou que a principal metodologia é a aula expositiva e a demonstração do professor à classe, tomada como auditório passivo. Aos alunos basta apenas receber  as informações transmitidas pelo professor e repeti-las corretamente. Paulo Freire chamou essa pedagogia de educação bancaria.



Na pedagogia renovada defende-se a idéia de aprender fazendo, valorizando o pensamento, opiniões,  as experiências, pesquisas, descobertas e as idéias dos alunos. O principal objetivo dessa pedagogia é o desenvolvimento da criatividade.
Na pedagogia renovada pode encontrar duas versões:
Tendência renovada progressista: segundo o grupo a pedagogia progressista parte de uma análise critica das realidades sociais.
Tendência renovada não – diretiva: Ela se preocupa mais com aos aspectos psicológicos do que  com os aspectos pedagógicos ou sociais.




Um comentário:

  1. Nestas formas de atuaçaõ, qual acha mais importante?

    "Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes". (Paulo Freire)

    ResponderExcluir