domingo, 18 de março de 2012



Livro: Pedagogia da Autonomia

Paulo Freire aborda que ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção do saber. Ensinar exige muitos fatores, estes são citados de forma clara e conclusiva. A escola e os professores precisam respeitar os saberes dos educandos e sempre que possível, trabalhar seu conhecimento baseado na experiência, sua experiência anterior. Aconselha-se a discussão sobre os problemas sociais que as comunidades carentes enfrentam e a desigualdade que as cercam. O professor precisa conversar, ouvir, trocar experiência. A educação deve servir de meio e forma para modificação sociais. Na opinião de Paulo Freire, não é possível ao bom professor ser um completamente seguro, no qual, ensina baseados em sua visão de mundo, mas podem demonstrar que é possível mudar. E isto reforça no professor a importância de sua tarefa político-pedagógico. O livro inicia e conclui, que o significado de ensinar é uma troca entre aluno e professor e que ensinar vale a pena, portanto cloncluindo que o aluno não tem o amadurecimento para formar o conhecimento por si só, buscando asim a ajuda do seu professor perguntando e trocando ideias, facilitando assim o processo de aprendizagem.  

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prática educativa, pedagogia e didática



       No  texto “Prática educativa ,pedagogia e didática”, destaca uma relação entre a educação, a instrução e o ensino, onde uma necessita da outra.
         Ele mostra que a educação é a formação geral do indivíduo, pois ela trabalha com o conceito amplo, buscando o processo de desenvolvimento unilateral da personalidade do discente, trabalhando o físico, a moral, o intelectual, e a estética, orientando a atividade humana no sentido histórico. Já a instrução refere-se à formação intelectual e o desenvolvimento da capacidade cognitiva, conforme o domínio certo de conhecimento. E o ensino são as ações realizadas nas salas de aulas, tendo como ligação a instrução obtendo-se o resultado.
        A educação escolar, è um trabalho sistematizado, é um trabalho que tem um crescimento, onde o aluno passa a ser aceito na sociedade. E a pedagogia, é a ciência que vem estudar as práticas do ensino na educação, e a didática, é o principal ramo para o estudo da pedagogia, onde o professor tem que ver uma forma para que seus alunos venham aprender.
        È de estrema importância que o professor saiba trabalhar em sala de aula, ele deve ter vontade, ser bem preparado, ser uma pessoa alegre, para poder estar em uma sala.
É importante também os pais estimular os seus filhos, conversando com eles, para que assim, eles possam se desenvolver mais rápido em sala de aula. 
      Libâneo destaca a  importância da didática e seu caráter dos conteúdos e procedimentos, da sua característica de englobar conhecimentos da área da psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação, entre outras áreas a fim para explicar o ato e a forma do aprender. O papel do professor começa primeiramente no planejamento do ensino, depois ao conteúdo, no aspecto, nos métodos, na pesquisa, na dinâmica, isso tudo que foi colocado o professor necessita obter, por tanto a didática no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, demonstrando a fundamentação da importância do ato de ensinar na formação humana para vivermos em sociedade.
Texto de Libâneo, 2011

quinta-feira, 15 de março de 2012

Libâneo - Didática

Didática 

 Segundo Libâneo o professor é responsável de levar o aluno a pensar e torná-lo sujeito pensante e crítico. Esses alunos irão se tornar pessoas com formação humana, pessoas dignas, justas, cultas, aptas a participar ativa e criticamente na vida social, política, profissional e cultural. 
O professor é o mediador, pois ele tem o conhecimento pedagógico e acessos culturais de conhecer novas experiências.  
As crianças e jovens vão a escola para aprender cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender o mundo e transformá-lo. É importante que o professor conheça a sua turma, pois a sua função é trazer novos conhecimentos para o crescimento dos seus alunos, e levar esses alunos a se transformarem.  
Libâneo destaca a  importância da didática e seu caráter dos conteúdos e procedimentos, da sua característica de englobar conhecimentos da área da psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação, entre outras áreas a fim para explicar o ato e a forma do aprender. Portanto a didática é a disciplina que estuda os objetivos, os conteudos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais, ela se funde na pedagogia, sendo assim é uma atividade pedagógica.

Texto de  Libâneo, 1994