domingo, 18 de março de 2012



Livro: Pedagogia da Autonomia

Paulo Freire aborda que ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção do saber. Ensinar exige muitos fatores, estes são citados de forma clara e conclusiva. A escola e os professores precisam respeitar os saberes dos educandos e sempre que possível, trabalhar seu conhecimento baseado na experiência, sua experiência anterior. Aconselha-se a discussão sobre os problemas sociais que as comunidades carentes enfrentam e a desigualdade que as cercam. O professor precisa conversar, ouvir, trocar experiência. A educação deve servir de meio e forma para modificação sociais. Na opinião de Paulo Freire, não é possível ao bom professor ser um completamente seguro, no qual, ensina baseados em sua visão de mundo, mas podem demonstrar que é possível mudar. E isto reforça no professor a importância de sua tarefa político-pedagógico. O livro inicia e conclui, que o significado de ensinar é uma troca entre aluno e professor e que ensinar vale a pena, portanto cloncluindo que o aluno não tem o amadurecimento para formar o conhecimento por si só, buscando asim a ajuda do seu professor perguntando e trocando ideias, facilitando assim o processo de aprendizagem.  

Um comentário:

  1. Janaína, Jully e Socorro, que ótimo que consideraram a síntese de Freire (1996) (sempre lembrando é preciso registrar o ano da obra.

    Analisando o que registram, vejo que fizeram com convicção que ensinar não é "transmitir conhecimentos". No entanto, conclui dizendo que Freire ressalta que ensinar é uma troca entre aluno e professor. O que isso quer dizer?

    ResponderExcluir