Texto de Libâneo, 2011No texto “Prática educativa ,pedagogia e didática”, destaca uma relação entre a educação, a instrução e o ensino, onde uma necessita da outra.
Ele mostra que a educação é a formação geral do indivíduo, pois ela trabalha com o conceito amplo, buscando o processo de desenvolvimento unilateral da personalidade do discente, trabalhando o físico, a moral, o intelectual, e a estética, orientando a atividade humana no sentido histórico. Já a instrução refere-se à formação intelectual e o desenvolvimento da capacidade cognitiva, conforme o domínio certo de conhecimento. E o ensino são as ações realizadas nas salas de aulas, tendo como ligação a instrução obtendo-se o resultado.
A educação escolar, è um trabalho sistematizado, é um trabalho que tem um crescimento, onde o aluno passa a ser aceito na sociedade. E a pedagogia, é a ciência que vem estudar as práticas do ensino na educação, e a didática, é o principal ramo para o estudo da pedagogia, onde o professor tem que ver uma forma para que seus alunos venham aprender.
È de estrema importância que o professor saiba trabalhar em sala de aula, ele deve ter vontade, ser bem preparado, ser uma pessoa alegre, para poder estar em uma sala. É importante também os pais estimular os seus filhos, conversando com eles, para que assim, eles possam se desenvolver mais rápido em sala de aula.
Libâneo destaca a importância da didática e seu caráter dos conteúdos e procedimentos, da sua característica de englobar conhecimentos da área da psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação, entre outras áreas a fim para explicar o ato e a forma do aprender. O papel do professor começa primeiramente no planejamento do ensino, depois ao conteúdo, no aspecto, nos métodos, na pesquisa, na dinâmica, isso tudo que foi colocado o professor necessita obter, por tanto a didática no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, demonstrando a fundamentação da importância do ato de ensinar na formação humana para vivermos em sociedade.
sexta-feira, 16 de março de 2012
Prática educativa, pedagogia e didática
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Janaína, Jully e Socorro, só citaram no final que o texto era de Libâneo (2011), é preciso citar o ano em todos os dois textos.
ResponderExcluirAinda não vi a definição de didática. Embora tenha citado algo ao considerar o papel do professor. Mas, não está explícito.
Então questiono a vocês: qual a maior preocupação da didática?