quinta-feira, 15 de março de 2012

Libâneo - Didática

Didática 

 Segundo Libâneo o professor é responsável de levar o aluno a pensar e torná-lo sujeito pensante e crítico. Esses alunos irão se tornar pessoas com formação humana, pessoas dignas, justas, cultas, aptas a participar ativa e criticamente na vida social, política, profissional e cultural. 
O professor é o mediador, pois ele tem o conhecimento pedagógico e acessos culturais de conhecer novas experiências.  
As crianças e jovens vão a escola para aprender cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender o mundo e transformá-lo. É importante que o professor conheça a sua turma, pois a sua função é trazer novos conhecimentos para o crescimento dos seus alunos, e levar esses alunos a se transformarem.  
Libâneo destaca a  importância da didática e seu caráter dos conteúdos e procedimentos, da sua característica de englobar conhecimentos da área da psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação, entre outras áreas a fim para explicar o ato e a forma do aprender. Portanto a didática é a disciplina que estuda os objetivos, os conteudos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais, ela se funde na pedagogia, sendo assim é uma atividade pedagógica.

Texto de  Libâneo, 1994



Um comentário:

  1. Janaína, Jully e Socorro, primeiramente, parabéns pela criação do blog, pela dedicação de vocês, pelo exemplo que são na sala de aula.

    Agora, comentando o texto - que bom que consideraram de Libâneo (1994) a responsabilidade do professor, em conduzir seu processo de ensino de tal forma que o aluno não seja mero repetidor do ensino, mas autônomo, crítico, etc.
    E apontaram os aspectos culturais. Não podem esquecer a ênfase do olhar do professor neste sentido, para que atue considerando as demandas sociais para a educação.
    Mas, qual é a definição da didática?

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